segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UMA PEQUENA LAÇADA AZUL: apresentação de uma autora-mirim

Hoje, quero apresentar a vocês, leitores, a primeira história de Camila Figueiredo. Essa menina de nove anos escreve com letra esgarranchada e ortografia ruim. Mas, há em seus escritos, a criatividade e a tessitura que prenunciam o surgimento de uma aprendiz da arte da palavra.
Mila, minha sobrinha neta, possui em seu caderninho espatifado, mais de dez histórias produzidas em pouco mais de uma semana. Li todas elas e, em todas, encontrei – entrelaçados – os fios  mágicos que caracterizam os contos de fadas e, arrematando-os, uma pequena laçada azul onde se percebe que a autora-mirim têm consciência do poder transfigurador da “palavra-arte”.
Por isso escolhi  “O Baú Mágico de Isadora” para apresentá-la; nele, Camila nos revela a descoberta do livro e do poder encantatório das histórias. Isto fica claro, no quarto parágrafo, com a analogia baú-tesouro-livro-mágica.
Assim que li os textos,telefonei para lhe informar que corrigiria a ortografia e publicaria uma história sua em meu blog. Aproveitei para perguntar-lhe como se sentia quando estava escrevendo; a menina do 5º ano, que lê bastante e não vai bem nos estudos, respirou fundo e me respondeu: alegre e feliz.
Eis aí uma boa resposta da pergunta: “Para que serve a Literatura?”
Serve, entre outras coisas, para nos trazer alegria e felicidade>



BAÚ MÁGICO DE ISADORA

Isadora era uma menina muito sapeca e divertida. Um dia, encontrou uma senhora idosa e cansada carregando um baú. Então, a menina ofereceu:
- Quer um pedaço de pão, minha senhora?
- Obrigada, criança. Tome esse baú e fique com ele.
Ela agradeceu e foi para casa arrastando o baú. Abriu e encontrou um monte de livros. Pegou um, entrou no baú e começou a ler. O livro abriu a porta para um mundo mágico. Na verdade, aquela senhora era a fada dos livros! Isadora, naquele Natal, ganhou do Papai Noel um livro com 366 histórias. Ela leu, no baú, por 366 dias. E como a menina amou esses dias!
Essa é a história de Isadora e de seu baú mágico. Aguardem as próximas histórias.
               
                                                       Camila Figueiredo (28-11-2011)

Um comentário: